Projeto Belezas Mil 2012


6º Momento: Agosto

Clientela: Alunos do 7º ao 9º ano
Professora: Luzimar Rodrigues
Atividade 7 – Rodízio de atividades sociais



No dia 25 de agosto, das 13h00 as 16h00, realizamos uma atividade denominada de “Rodízio de atividades sociais”, com jogos intelectuais, embelezamento, musicalidade e a entrega dos materiais de higiene pessoal arrecadado em campanha, no Lar da Providência, no Bairro dos Estados, nesta capital. Busca-se com essa proposta transcender os limites físicos da sala de aula oferecendo aos alunos oportunidade de descontração e socialização através do contato direto com a realidade, envolvimento e participação nas atividades realizadas. A finalidade dessa ação social é estimular a autoestima dos idosos visitados e ao mesmo tempo incentivar a convivência dos educandos com os idosos, promovendo-lhes um relacionamento mais harmonioso e o convívio social de ambos. Para a realização dessa atividade contamos com o apoio da gestão escolar, funcionários e professores que colaboraram diretamente nas atividades sociais, da Secretaria de Educação que liberou um ônibus escolar e dos responsáveis pelos alunos que através da autorização liberou seus filhos para fazerem essa atividade acontecer.





 5º Momento: Julho/Agosto



Clientela: Alunos do 7º ao 9º ano
Professora: Luzimar Rodrigues
Atividade 6 - Campanha


No período de 30/07 a 24/08, realizamos a campanha “Faça um idoso feliz”, com intuito de arrecadar material de higiene pessoal (xampu, hidratante e colônia) para doar ao Lar da Providência, situado no Bairro dos Estados, onde ocorrerá um Rodízio de atividades sociais. Nessa ação foi possível contar com o apoio da gestão escolar, funcionários e professores que doaram fraldas geriátricas e a família dos alunos doaram material de higiene pessoal. Enviamos ofício a Secretaria de Educação solicitando um ônibus escolar para conduzir os alunos e professores no dia da visitação. Nesse momento foi possível observar a criatividade e iniciativa de um grupo de alunas que fizeram campanha na rua onde reside e conseguiram material de limpeza. Logo podemos afirmar que a intenção da prática pedagógica voltada para a formação do educando como protagonista de sua ação é visível, pois durante o desenvolvimento das atividades do projeto observa-se o empenho e satisfação dos alunos.

4º Momento: Julho

Clientela: Alunos do 7º ao 9º ano
Professora: Luzimar Rodrigues
Atividade 5 - Entrevista

No período de 18/07 a 20/07, dialogamos sobre o relacionamento dos alunos com o idoso existente na família. Após a conversação foi atribuído à tarefa de realizar uma entrevista com um idoso existente na família do aluno ou na rua onde o aluno reside, podendo ser individual ou em equipe e podendo ainda fazer uso do celular para gravação de voz ou filmagem. Após a entrevista, foi realizado em sala de aula, um breve debate sobre a experiência, onde os alunos comentaram sobre a satisfação deles e dos entrevistados principalmente porque foi gravado, teve alguns alunos que alegou ficarem nervosos, com vergonha, alguns idosos não quiseram ser filmados e pousar para fotos.

Roteiro para a entrevista
1. Qual seu nome? E sua idade?
2. Com quem mora?
3. Qual o estado civil?
4. Como você é tratado pela família? Explique?
5. Você se diverte? Como?
6. Você se sente feliz? Explique.
7. Faz alguma atividade física? Qual?
8. Você recebe alguma ajuda financeira por parte do governo? Qual?
9. Você dependente financeiramente da sua família? Por quê?
10. Você se sente valorizado pela família? Explique?
11. Qual é a sua opinião acerca dos jovens e dos seus comportamentos nos dias atuais?
12. O que pensa acerca da relação dos jovens com os idosos?
13. E da relação dos idosos com os jovens?
14. O que pensa das mudanças que estão a ocorrer na sociedade?

3º Momento: Abril

Texto: Idoso
Clientela: Alunos do 7º ao 9º ano
Professora: Luzimar Rodrigues
Atividade 4 - Paródia 
No período de 09 a 13/04, foi realizado o estudo do texto: Idoso, lendo e dialogando cada parágrafo, colhendo sempre a concepção dos alunos e mostrando a importância desse período de nossa vida.
Após o estudo do texto, a proposta de desafio foi elaborar e apresentar uma paródia. No entanto, esse foi o período crucial do projeto, tanto para mim, "como professora" como para os alunos, desenvolverem esse desafio “música-paródia”. A maior dificuldade foi conquistar os alunos tímidos, que não tem a coragem de falar em público, imagine cantar! Pedi que os alunos escolhessem a música de seu agrado, depois construímos a paródia. Até aqui tudo bem, mas na hora de cantar houve muita rejeição. Em fim, no meio de tanta turbulência alguns grupos se dispuseram em acataram o desafio, cantar em sala de aula”.

2º Momento: Março/Abril

Texto: Ser idoso: vantagens e desvantagens
Clientela: Alunos do 6º ao 9º ano
Professora: Luzimar Rodrigues 
Atividade 3 - Painel ilustrado
No período de 19 a 23/03, foi realizado o estudo do texto: Ser idoso: vantagem ou desvantagem? Dialogamos sobre o tema, onde os educandos expressaram seu ponto de vista contribuindo assim para uma aprendizagem coletiva.
Fizemos a leitura do texto, explicando cada parágrafo e exposição oral das vantagens e desvantagens do idoso na família, como consumidor, como paciente do SUS, como aposentado, no mercado de trabalho, no lazer, em propaganda e na escola como aluno.
O desafio nesse segundo momento é construir um painel ilustrado com as vantagens e desvantagens de ser idoso nos temas acima discutido em sala de aula.
Percebemos ao ler os painéis confeccionados pelos alunos que houve dedicação e esforço em produzir-los, que sua expressão clara e objetiva demonstra seu entendimento no assunto em pauta. 

1º Momento: Fevereiro/Março

Texto: A diferença de Ser idoso e Ser velho
Clientela: Alunos do 6º ao 9º ano
Professora: Luzimar Rodrigues
Atividades: 1. Refletir e responder as questões do texto
                    2. Carta ao idoso
No período de 27/02 a 02/03, aconteceu a abordagem do texto: A diferença em “Ser idoso” e “Ser velho”. Os alunos tiveram oportunidade de expressar sua concepção,  foi realizada a leitura do texto dialogando cada parágrafo, através de debate sobre essa diferença, o respeito, o amor, o carinho que devemos ter pelos idosos que seja um avô ou uma avó, ou idosos da rua em que mora. E após a leitura formou dupla para refletir e responder as questões propostas no texto.
O desafio lançado nesse primeiro momento foi à elaboração de uma carta ao idoso, em dupla. Sendo que a melhor carta receberá uma premiação no dia da culminância do projeto.
Enfim, as melhores cartas foram a da dupla Maria de Nazaré e Marcielly Oliveira (9º ano A).

APRESENTAÇÃO:
O projeto Belezas Mil, desenvolverá durante o ano letivo de 2012 o tema “As maravilhas do tempo: idoso, uma história de vida”. A idéia emergiu da observação da grande quantidade de alunos dessa unidade de ensino, sob a responsabilidade e/ou cuidados domésticos de um idoso, onde também coincide com a campanha da fraternidade da CNBB que é o idoso e saúde pública.

Portanto, a vida que não é valorizada, não é vivida em todo o seu potencial e em todas as fases da sua existência, faz o individuo sentir-se frustrado, depressivo e apressar sua morte. Independente dos programas sociais e do estatuto do idoso, cada um de nós também pode dar sua parcela de contribuição, pois todos têm condições de incentivar e apoiar o idoso que está ao nosso lado para que ele mantenha vivas as suas faculdades e deseje desenvolver seu potencial.

IDENTIFICAÇÃO:

PROJETO BELEZAS MIL
         TEMA: As maravilhas do tempo: idoso, uma história de vida

ÁREAS DE CONHECIMENTO:
        Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

CLIENTELA: Alunos do Ensino Fundamental II - 7º, 8º e 9º ano - Turno: manhã

PERÍODO: Fevereiro a Outubro de 2012

AUTORA: Luzimar do Nascimento Rodrigues